O dono pode tudo?
Tenho assistido muitas empresas não irem pra frente por problema de confusão de gastos.
Alguns empreendedores, independente do porte de suas empresas, não conseguem separar os gastos pessoais e os gastos da empresa.
Ai vem à reflexão da pergunta que abre este texto:
O dono pode tudo?
Vamos lá, pode bastante coisa, pode contratar, pode demitir, pode definir aonde quer chegar e trabalhar para isto.
Agora quando chega a hora de tirar dinheiro da empresa, o dono vira um empregado remunerado, ele precisa respeitar a proposta, a empresa precisa de capital de giro, a empresa precisa de uma boa parcela do lucro para reinvestimento e mesmo para as despesas desta.
Todos os dias têm noticias de algum tipo de empresa com problemas ou mesmo fechando suas portas, ai ouvimos que foi uma má administração, a gestão financeira da empresa passa por avaliações de gestão e é parte da administração da empresa.
Neste momento de crise, isto tem acontecido bem mais, e muitas vezes culpamos a crise no lugar de assumir a nossa culpa.
Outro ponto que quero comentar, e que se encaixa muito bem neste momento de crise:
Por dez anos sua empresa deu lucro, você viajou , comprou imóvel, comprou carros melhores, mais novos e agora eventualmente sua empresa esta cortando gastos, dispensando funcionários e estas medidas tradicionais para este momento.
Será que não vale a pena sacrificar algum destes bens que você acumulou? Vender e fazer caixa pra equilibrar as contas de sua empresa?
Você realmente acredita que não pode se desfazer de algum bem para colocar capital em sua empresa, você acha que sua vida é só de lucro mesmo?
Pare pra pensar um pouco, se sua competência te conseguiu trazer tanto conforte dentro dos lucros que você já ganhou, por que não usar um pouco de sua inteligência, recuar um pouco, aceitar a crise, aceitar as dificuldades, injetar um dinheiro para dar uma tranquilidade a sua empresa, meu amigo empreendedor, depois você recupera isto novamente.
Não é mesmo?
Empreendimento, comercio não vai ser a vida toda de lucro, deixe sua estrutura forte, enxugue realmente o necessário, agora aquela reserva para emergência, pois bem a emergência chegou.
Na verdade minha vontade é que este não seja o seu problema, mas caso seja, vamos lá, um pouco de humildade, e que bom que você tem reservas.
Fique de olho, volto já.