Como aumentar suas vendas (Parte 2)
Em continuação ao trabalhado na semana passada, hoje vamos ser mais específicos nos fatores que interferem na variação das vendas, nesta narrativa não vamos pensar em fatores externos do tipo problemas políticos e afins, mas considerando uma economia regular.
PREÇO – precisa ser competitivo, se você tem um produto exclusivo, atua em um nicho de mercado, a formação de preço foge um pouco de assunto concorrência, mas se você, por exemplo, vende um refrigerante e esta mesma marca aparece em vários concorrentes, você pode não ter o menor preço, mas precisa praticar um preço competitivo.
ATENDIMENTO – Aqui um ótimo diferencial, imagine você que no mesmo exemplo acima, ou seja, de um refrigerante famoso, com preços alinhados, você pode ser atendido por uma pessoa simpática, solícita, que gosta do que esta fazendo, que faz com amor, em contrapartida pode ser atendido por uma pessoa mal humorada, que às vezes nem olha pra você.
Com esta diferença de atendimento, da próxima vez que estabelecimento você vai procurar para matar sua sede?
ENTREGAS – Sendo um produto que é trabalhado com entregas, você precisa ser muito eficiente em seu sistema de entregas, isto pode ser determinante para a venda ser concluída ou não, esta ou a próxima venda.
Você tem convidados em sua casa, encomenda três pizzas para servir, o tempo prometido para a chegada é de 40 minutos, você faz o pedido e comenta com seus convidados que dentro de 40 minutos a comida chega.
Depois de duas horas, finalmente as pizzas chegam, claro que nem quentes elas estão mais.
Então a reunião em sua casa se tornou um desastre, são meia noite e só agora vocês vão jantar.
As pessoas saem de sua casa mais tarde do imaginado e todo mundo colocando a culpa em você por quase morrerem de fome.
É meu amigo, eu sei que você não foi o motoqueiro, não foi o pizzaiolo, ou qualquer pessoa que participou da venda, mas enfim você fez a encomenda.
Da próxima vez você vai escolher outro lugar pra comprar sua encomenda.
MARGEM DE LUCRO – aqui uma questão bastante polemica, complicada e muitas vezes determina o sucesso do negocio. Mas vai ter que ver a famosa lei de oferta e procura, vai ter que ficar de olho no crescimento ou queda de suas vendas, de todo modo esta margem é e precisa continuar sendo suficiente para cobrir todas as despesas e ainda precisa uma pequena fatia de lucro, nenhuma empresa não sendo filantrópica, vai sobreviver sem ter lucro.
QUALIDADE DA EQUIPE – Aqui mais uma vez, grande diferencial, esta qualidade vai ser determinante ao sucesso da empresa.
Não acredita nisto? Não tem problema, pega o time de seu bairro e coloca pra jogar, por exemplo, contra a qualidade da equipe do time do Barcelona, é possível que ao final do jogo, você mude de ideia.
ESTRATÉGIAS COMERCIAIS – Aqui temos um segredo de todos os negócios, a estratégia nada mais é que o grau de eficiência e inteligência que você ou sua empresa tem na comercialização de seus produtos.
Isto não vai dar pra ensinar, esta nas mãos de cada gestor, de cada empresário, é uma questão individual de cada empresa.
LOGÍSTICA– Aqui já posso ajudar a distribuição de seus produtos em minha opinião, só precisa de um ponto a ser levado em consideração, isto mesmo sem rodeios, apenas um ponto.
Ate que distancia você consegue entregar bem? Observe aqui que entregar bem no ponto de vista do seu cliente e não do seu. Este é o seu limite, nunca se esqueça disto.
Obrigado por sua visita ao Blog do Silvão.