Seu próprio negócio 3.5
Carteira de clientes
Aqui um tema muito importante, bem discutido tanto para quem quer abrir seu próprio negócio, como também para quem já tem seu negócio próprio, ou trabalha com vendas e é responsável por uma carteira de clientes.
Quantos clientes você tem em sua carteira, ou quantos clientes você pretende ter?
A resposta é fácil e tranquila, a quantidade de clientes que você pode ter em sua carteira de clientes é aquela que você tem capacidade de atender, com eficiência, profissionalismo, rapidez e com muita qualidade.
O número é irrelevante, se sua capacidade é de atender apenas um cliente em 30 dias ou 5999 clientes em 30 dias, parabéns sua carteira está correta.
É exatamente isto, você tem que colocar qualidade em seu atendimento, ajudar seus clientes com todas as dúvidas que este tiver, se ele te ligar para saber de alguma garantia, saber de alguma devolução, eu sei que isto não é venda, mas meu amigo, este cliente conhece você, fala com você todos os dias, o mínimo que você pode fazer é atender ele, explicar que existe um profissional preparado para tratar de assuntos de garantias o nome dele é x, e aguarde um minuto que você está adiantando o assunto ao responsável e transferindo a ligação.
Neste mesmo atendimento, eu te dou um conselho:
Acompanhe a solução deste assunto até a conclusão, até o resultado final.
Vender, tirar o pedido realmente é a parte mais gostosa na profissão de vendas, mas existem outras rotinas que também são pertinentes ao ótimo vendedor profissional.
Então não se esqueça, tenha um número de clientes onde você tenha uma capacidade ótima em atendê-los, e se lembre também que orientando seu cliente sobre outros setores da empresa que você trabalha, vai estar lhe mostrando que efetivamente pode contar com você.
Tem uma coisa muito séria que acontece no mundo corporativo, as vezes vem um cliente novo para você atender e você descobre que ele deixou de comprar no seu concorrente por motivo Y, o mais sério aqui é que você acha bom e começa o atendimento, mas se esquece que você também pode cometer o mesmo erro, e se esquece que você também está sujeito a perder clientes pelo mesmo motivo.
O cliente não vai conversar com você somente para fazer pedidos, ele quer sua ajuda em duvidas, em condições de pagamento, em garantias, em entregas atrasadas e tantos outros assuntos relativos a uma operação comercial.
Descubra por que este seu novo cliente está vindo comprar com você, e se certifique de não cometer o mesmo erro com este cliente ou com qualquer outro de sua carteira.
Obrigado pela sua visita ao Blog do Silvão.