Você pequeno empresário precisa no mínimo de 4 acompanhamentos financeiros para poder vigiar a saúde financeira do seu negócio.
Vamos dar uma passada por estes 4 controles para deixar você craque na administração financeira de seu negócio.
1 – Contas a Receber:
Crie uma planilha com ordem de meses e dias, onde serão anotados todos os seus recebimentos.
Você fez uma venda no cartão de crédito onde ofereceu ao seu cliente a opção de pagar em três vezes, 30 60 e 90 dias.
Hoje é dia 03.07.2016, então divida o valor da venda por três e lance nos três meses seguintes dia 03 estas contas a receber.
Faça todos os lançamentos e verifique por dia qual o acumulado que você tem para receber.
Se precisar já vai ficar a sua disposição o valor total a ser recebido mês a mês.
2 – Contas a Pagar:
É uma operação de reflexo inverso das contas a receber, pois aqui temos saída de recursos, o princípio é o mesmo, você comprou mercadorias para pagar em 60 dias, muito bem, vá a dois meses adiantes e faça o lançamento, em nosso exemplo, dia 03 de Setembro de 2016.
Feche os resultados mês a mês, ou pelo menos vá acumulando os resultados.
Só nestas duas planilhas você já pode estar verificando o futuro de seu fluxo de caixa e com tempo verificar o que é possível para corrigir eventuais quebras de caixa.
3 – Controle de Estoques:
Aqui você pode fazer um controle simples ou se preferir deixar ele um pouco mais rico de informações.
Nesta planilha você vai lançar inicialmente a data da compra do produto (entendendo aqui um produto acabado para revenda).
Coloque colunas com data, histórico, entrada, saída e saldo, como opção marque o valor de compra dos produtos e em outra coluna o valor de venda.
Seguramente toda vez que você fizer um lançamento de compra de produtos, alimentando positivamente seu estoque, no mesmo tempo você vai buscar a planilha de contas a Pagar, afinal encheu seus estoques, mas vai precisar pagar, então “Contas a Pagar “.
Da mesma maneira toda vez que você vender um destes produtos, você vai diminuir sua quantidade de estoques, ao mesmo tempo vai fazer um lançamento em seu “Contas a Receber”.
4 – Contas Correntes:
Aqui você tem alguns controles para fazer.
Todas as despesas ou investimentos em seu negócio vão ter que ser lançados nesta planilha.
Pode começar com seu capital inicial, ai vão surgir os primeiros débitos, claro que na fase de abertura de sua empresa você vai endoidar com tantos débitos que serão lançados, mas esta foi sua proposta, então precisamos imaginar que você está preparado para estas despesas.
Vendeu a vista, lançou nas contas correntes, vendeu a prazo lançou nas contas a receber, comprou a vista, lançou saída das contas correntes e assim por diante.
Acredito que você não teve dificuldades para entender este jogo de lançamentos e de números.
Aqui dei a sugestão de quatro controles, mas conforme a sofisticação de seu negócio, ou a necessidade de maiores controles, o número de relatórios para a sua empresa pode ser um pouco maior.
Se ficou com dificuldades em entender, ou está com dificuldades em fazer as suas planilhas, escreva parta silviocalmeto@gmail.com, me narre quais as suas dúvidas, ou se precisar de um modelo de planilhas eu mando pra você.
Obrigado por visitar o Blog do silvão, bons negócios para você.