Na paz se prepare pra guerra, na guerra se prepare para a paz, quem já leu o livro A arte da guerra, deve se lembrar desta parte do livro.
Vamos lá, se as vendas andam bem, seu negócio vai de vento em popa, não te desejo a guerra mas se prepare para ela. Não gaste todo o seu lucro.
Para isto você tem duas saídas, na primeira guarde parte desta sobra ou toda ela em uma aplicação financeira. Ou como segunda opção reforce seus estoques, principalmente se seus produtos não são perecíveis e nem sazonais.
Se for possível, aproveite a ocasião e faça pequenas reformas.
Agora vem o mais difícil, você está na guerra e precisa se preparar para a paz.
Neste momento suas vendas estão baixas, seu negócio não anda bem.
Seguramente você deve estar com sobra de tempo, um bom momento para diversas revisões.
Faça um balanço de seus estoques, reveja sua formação de preço, sua composição de lucro, estude todos os seus gastos, verifique se alguns podem ser evitados.
Se você já tem empresa a mais de dois anos, analise seu comportamento de vendas junto a seus clientes, qual foi a mudança de volumes de compras de cada um deles, o que você pode fazer para recuperar parte dos clientes perdidos.
Com todos estes exercícios, perceba que você não está apenas se preparando para a paz, na verdade você está é fazendo a paz.
Dicas do blog do Silvão, fique ligado, um forte abraço.