Despesas ou investimentos ?

Despesas ou Investimentos?

Precisamos tomar muito cuidado em nossa aplicação do significado destas palavras.

Principalmente em se tratando de uma empresa de pequeno porte.

O conceito vai se confundir diversas vezes, e o importante é os olhos do empresário enxergar com clareza e correção todos os seus gastos.

Se você compra um carro para fazer os transportes das mercadorias que você vende, a compra do carro é um investimento na empresa, você aumentou o ativo de sua empresa, afinal você não tinha um carro e agora tem.

Então temos aqui um investimento, que seguramente foi uma aquisição que você concluiu ser necessária para melhorar o atendimento e entregas junto a seus clientes.

Por outro lado, este carro vai gerar despesas, despesas de combustível, despesas de IPVA, despesas de manutenção e todas estas despesas variáveis vão ser lançadas efetivamente como despesas na apuração do resultado de sua empresa.

Você vai colocar na coluna de gastos, diminuindo o lucro por produto vendido, não se esquecendo que com o carro você conseguiu melhorar suas entregas e consequentemente está vendendo mais.

Outro exemplo, sua equipe de vendas não está dando conta de atender todos os seus clientes, e começam a chegar reclamações.

Muito bem, no momento que você contrata mais um vendedor você está fazendo um investimento em atendimento, um investimento em atender melhor, como no exemplo anterior, lá você investiu em entregar melhor, aqui você está investindo em atender melhor.

Da mesma maneira passa também a ser uma despesa que você vai ter todos os meses.

Complicado não é mesmo, ficou na mesma? Despesa ou investimento, tudo misturado.

Você está correto e é complicado mesmo, o grande segredo entra com o conceito de maximização, aqui está a chave do seu sucesso.

Enquanto não precisar de um novo carro não compre, enquanto não precisar de mais um vendedor não contrate, o segredo aqui é a geração de faturamento que cada investimento vai te dar.

A grande jogada então é você ter o controle da situação, você saber como seus recursos estão sendo utilizados.

Complicado e simples ao mesmo tempo, despesas ou investimentos ou os dois ao mesmo tempo.

Não importa, o que importa é um inteligente e necessário uso de seus recursos, pense nisto.

Obrigado por sua visita ao blog do silvão (www.silviocalmeto.com)

 


Deixe um comentário