Então, você está pensando em abrir uma pequena empresa? Um salão de beleza, uma pequena oficina mecânica, um restaurante, qualquer outro negócio.
Muito bem, além do capital inicial, conhecer o ramo de atividade onde vai empreender, fazer a documentação exigida pela lei, encontrar um bom ponto, contratar bons funcionários, ter um preço competitivo, você precisa TER para quem vender.
É isto mesmo, quem vai comprar seus produtos ou serviços?
Vou dar um exemplo com duas situações para você entender melhor o que eu quero dizer.
O personagem é um mecânico de automóveis que quer montar sua própria oficina.
CASO A
Nosso mecânico trabalhou 20 anos em uma boa oficina mecânica, aprendeu todas as rotinas de reparação, conhece administração, conhece finanças e é bom em atendimento e vendas.
Com todos estes predicados, economizou o valor suficiente para montar sua oficina mecânica, trabalhava na zona sul de são Paulo, um amigo lhe informou sobre um ponto bom e barato na zona Leste de São Paulo.
Pagava aluguel na zona sul, então alugou uma casa na Zona Leste já com espaço para a oficina, aquela que seu amigo indicou.
Saiu da oficina que trabalhava, comprou todos os equipamentos, ferramentas, contratou um ajudante, ajustou toda a documentação, fez tudo certinho.
Pronto sua oficina está aberta, agora é só os donos de carros enxergarem a oficina e assim que tiverem defeito em seus carros, levarem para este mecânico resolver.
CASO B
Nosso mecânico trabalhou 20 anos em uma boa oficina mecânica, aprendeu todas as rotinas de reparação, conhece administração, conhece finanças e é bom em atendimento e vendas.
Além disto, fez amizade com muitos proprietários de carros, escolheu um ponto comercial 10 km distante de seu atual local de trabalho, conversou com seu patrão sobre a sua intenção de abrir sua oficina, fez um bom acordo e montou seu próprio negócio.
Um mês antes de abrir sua oficina mecânica, ligou, mandou e-mail, conversou com um número muito grande de clientes já amigos, avisando que agora montou sua oficina e é mais uma opção para consertarem seus veículos.
Está aí a diferença que muitos empreendedores novos não dão muita importância.
Você pode estar bem-intencionado, pode trabalhar com toda a honestidade, pode ter um preço supercompetitivo, mas se você não tiver uma boa carteira de clientes, a chance de seu negócio não deslanchar, vai ser muito grande.
Antes de investir todas as suas economias, pense nisto com muito carinho, ou correra o risco de perder todo seu rico dinheirinho.
Obrigado por sua visita ao Blog do Silvão, dentro de meu blog tem a opção de ser um seguidor, ainda é grátis, aproveita hein.