MONTAGEM DE TIME VENCEDOR

Montagem de um time vencedor

 

Não basta ter uma boa ideia, um bom produto e um bom capital para que seu empreendimento tenha sucesso.

Para completar sua missão, ideia fortalecida neste mercado supercompetitivo, você precisa montar um time de trabalho vencedor.

– Estabeleça os seus objetivos, de curto e médio prazo no mínimo, não exagere e também não seja humilde demais.

– Vamos imaginar que você tenha 20 funcionários, sendo 10 vendedores e 10 completando seu quadro de funcionários.

– Os resultados vão passar pelas vendas de seus 10 vendedores, como as coisas não estão fáceis, é evidente que você não tem vendedor sobrando, agora como você não deixa seus resultados caírem quando um ou mais de seus vendedores entrarem em férias?

Sim por que se cada um está trabalhando no seu máximo e você tira um do time, vai ficar faltando gente para atender e cobrir os clientes que o vendedor em férias vai deixar.

– A solução aqui é uma divisão muito inteligente entre a equipe que ficou trabalhando.

– Outra tarefa sua, de muita importância e acompanhar de mês a mês, o resultado individual de seus colaboradores, afinal isto não é linear e nem precisa ser, mas em um time vencedor, fica ajustado o poder de atendimento com a capacidade de cada vendedor.

– Cabe a você, verificar se todos estão atingindo sua expectativa, que nada mais é a participação em resultados esperada para cada um, fechando assim o resultado do mês.

– Onde isto não está sendo possível, você precisara descobrir quais os motivos que estão travando estas evoluções, o que pode ser melhorado.

Vamos agora para o mundo perfeito, resultado esperado 100, venda de cada vendedor 10, olha só, você conseguiu um time vencedor.

Geralmente quando isto acontece, vem junto um dos dois acontecimentos:

1 – Um vendedor foi tão bem, que você precisa promover ele para supervisor ou gerente, ou talvez ele seja transferido para outra filial.

2 – O mercado, a concorrência se interessou por este profissional e ele foi embora.

– Isto vai acontecer, e infelizmente para você que montou o time, por diversas vezes.

– Você gestor desta equipe, já sabedor desta possibilidade, precisa estar preparando pessoas para substituir suas perdas para os concorrentes ou suas perdas por promoções.

Aqui eu acredito é onde encontramos a diferença na formação de times, contra a formação de times vencedores.

Um time competitivo, que é o mínimo que você precisa ter, é composto de uma ótima equipe, bem treinada, uma time que trabalhe em equipe.

Um time vencedor, além de tudo que um time competitivo tem, tem a mais a formação de um banco de reservas.

Não estou falando aqui que você precisa ter meia dúzia de pessoas sem fazer nada, pronta para entrar no lugar das pessoas que faltarem ou saírem de férias, ou mesmo forem embora.

O que eu quero dizer é que na construção de sua equipe, a saída de uma ou duas pessoas, não pode comprometer de maneira significativa os resultados, como você vai fazer isto depende da estrutura e de seus recursos, geralmente uma boa saída é você reconhecer valores, características de cada colaborador, e treinar eles em outras atividades.

A caixa de sua empresa falta, para tudo por que não tem quem receba o dinheiro dos clientes?

O gerente não vai trabalhar, os resultados naquele dia caem 20%?

O padeiro não vai trabalhar, hoje não vamos ter pãezinhos?

O Mecânico de sua oficina falta, os carros não vão ser consertados?

No time vencedor, obviamente, podemos perder um pouco em qualidade, mas para cada um dos 20 colaboradores, você tem uma pessoa com preparo suficiente para fazer a substituição.

Repetindo, time competitivo, não falta ninguém, ótimo resultado; time vencedor, falta alguém, as atividades são comprometidas, mas em uma situação absolutamente suportável.

Pense nisto.

Mande suas dúvidas para nosso blog.

Silviocalmeto@gmail.com, Blog do Silvão.

Muito obrigado por sua visita.

 

 


Deixe um comentário