Comportamento profissional de um promotor

Comportamento profissional de um promotor

 

Seguramente o trabalho de um promotor dentro de qualquer empresa tem uma importância gigantesca.

E para que este trabalho funcione bem, precisamos de duas atenuantes:

Na primeira, este promotor ser bem treinado, precisa conhecer muito bem a empresa que ele trabalha, suas regras, suas particularidades, estar engajado na missão da empresa, conhecer a fundo seus valores.

Saber o que a empresa espera de seus trabalhos, que resultados ela precisa que este funcionário consiga.

O promotor vai fazer a ligação da empresa com seus clientes, ele não pode ir a campo sem um treinamento muito rico, se for possível uma integração com outros setores da empresa que ele trabalha, conhecendo seus processos, conhecendo sua velocidade.

Saber o nome de todos os facilitadores da empresa, já dentro do cliente, vai ser uma solução muito mais rápida, naqueles problemas que ele não tem a solução pronta, poder telefonar para alguém que lhe de um suporte satisfatório.

Na segunda, o tema deste artigo o comportamento profissional do Promotor:

Ele não pode esperar que a empresa lhe ofereça todas as informações que ele precisa saber.

Ele precisa de iniciativa.

O promotor profissional se prepara e se recicla a todo o momento, por que não dizer também, se moderniza, se atualiza.

O promotor profissional de alta performance tem o comportamento equivalente a todas as pessoas que querem crescer.

Profissionais deste nível vivem duas situações diariamente.

Eles fazem o melhor trabalho possível, pois por conta disto a princípio vão garantir seus empregos e ao mesmo tempo estão naturalmente capitalizando sua próxima promoção.

O mercado regula muitas coisas, se não for uma expansão e nem uma falência de empresa, sempre teremos demissões e promoções de acordo ao desempenho dos funcionários.

Sim, você que está prestando atenção neste assunto, para pensar um pouquinho, reflita nesta pergunta:

Nos próximos meses você será promovido ou demitido? E por que isto vai acontecer?

Eu tenho certeza que na resposta, você vai ter uma boa dose de culpa ou mérito.

O comportamento do promotor dentro de uma empresa segue as mesmas exigências de qualquer funcionário.

Precisa respeitar as regras da empresa

Precisa saber e saber muito o que a empresa espera dele

Precisa querer crescer

Precisa trabalhar em equipe

Precisa cuidar de sua aparência, afinal é uma pessoa de campo onde isto é um pouco mais importante.

Precisa saber ouvir, ser resiliente.

O promotor, em sua pauta de comportamento, sabe que não está preocupado em descobrir quem errou ou quem está com a razão, seu trabalho consiste em resolver ou contribuir de maneira efetiva na solução dos problemas os quais lhe foram passados.

Não são todas as empresas que podem contar com este profissional, muitas encaram isto como custo, mas vamos fazer uma conta rápida.

Um dos trabalhos que o promotor vai desenvolver, será a busca e abertura de novos clientes, você pode medir o quando isto trará de resultado para a empresa contratante?

Acredito que o Promotor é uma pessoa tão importante para qualquer empresa, que se formos pensar com calma, vamos encontrar um promotor em cada empresa.

Quando você abre um empreendimento, você geralmente vai ser o promotor, vai ser a pessoa responsável em promover esta pequena empresa, vai visitar futuros clientes, vai falar sobre os benefícios de trabalharem com seus produtos, então perceba que aqui já estamos tendo a figura do promotor na mais completa ação.

Conforme o tamanho da empresa, a complexidade de suas operações, os cargos vão sendo criados e no momento certo, ai sim, vamos contratar um promotor com este trabalho especifico, com trabalhos em ser o facilitador entre a empresa e o cliente, geralmente um profissional de campo com facilidade de comunicação, boa apresentação, bom jogo de cintura, muito equilibrado principalmente, pois em seus trabalhos vai encontrar muitos clientes insatisfeitos, nervosos e o sucesso de sua visita estará na reversão destes quadros.

Outro ponto muito forte para verificarmos o comportamento deste promotor é como ele organiza seu material de trabalho, você vai abrir o porta malas do carro de um determinado promotor e vai encontrar os matérias de trabalho todos em caixas, todos organizados, inclusive todo o carro deste promotor vai estar na mesma situação , com tudo em seu devido lugar, agora o perigo será encontrar aquele porta malas que está tudo transpassado, precisa revirar o carro todo para encontrar o que se está procurando, os senhores leitores devem estar rindo e encaixando alguém neste perfil, isto já era esperado.

Em destaque, tudo é importante, veículo de trabalho bem cuidado, aparência do profissional muito boa, clareza em sua comunicação, respeito aos horários onde os compromissos foram agendados, profissionalismo em entregar seus trabalhos dentro dos prazos.

Enfim, este profissional trabalha com a mesma orientação que terá quando for abrir seu empreendimento, quando for visitar seus futuros parceiros comerciais, o comportamento profissional que esperamos de um promotor , tem o mesmo peso de qualquer outro profissional, afinal vivemos em um mercado muito competitivo, produtos concorrem, pessoas concorrem, e em toda esta concorrência, os premiados serão aqueles com um melhor equilíbrio no conjunto de suas atitudes e no bom desenvolvimento de seu trabalho.

Uma outra coisa que não podemos deixar de mencionar, é que o promotor precisa crescer, ele precisa ganhar mais dinheiro, precisa ser promovido, então se é esta a sua intensão, não espere que as pessoas fiquem lhe corrigindo, comece você mesmo, faça uma revisão, e faça estas duas perguntas a você mesmo:

Estou fazendo um bom trabalho, estou pronto para ser promovido?

Se a empresa fosse minha eu faria estes serviços da mesma maneira, ou faria completamente diferente e com muito mais qualidade?

Respondendo estas duas perguntas, já vamos ter condições de saber em que situação nos encontramos, e efetivamente quais são nossas possibilidades de crescimento profissional.

Obrigado por sua visita ao blog do Silvão (silviocalmeto@gmail.com)

 

 

 


Deixe um comentário