Amador ou profissional?
Como você quer enfrentar a forte concorrência, as mudanças de comportamento dos consumidores, a velocidade que o mercado está mudando?
Acredito que a melhor maneira é você se preocupar em montar um time cada vez mais técnico, mais preparado, mais profissional.
Examine sua equipe, a formação acadêmica de seus colaboradores, o conjunto de habilidades que cada funcionário tem, e passe a se preocupar um pouco mais com os resultados obtidos, afinal seu time é seu maior patrimônio, é através desta equipe que você trará todos os resultados de seus negócios.
Para as futuras contratações, seja criterioso e contrate com este mesmo objetivo, ou seja, a construção de um time cada vez mais profissional.
Um método que eu acredito poder te ajudar é a avaliação dos extremos e trabalhos sobre estes.
Verifique qual é seu melhor profissional, por que ele é tão importante para a sua empresa, qual o conjunto de habilidades, conhecimentos, formação, aproveite para saber qual o grau de satisfação deste com seu trabalho e sua empresa.
Agora verifique qual o pior colaborador de sua equipe, veja quais são seus planos para este funcionário e trabalhe com ele as evoluções necessárias.
Perceba que com este procedimento, você vai chegar a um ponto de equilíbrio, praticamente quando o seu pior colaborador estiver em um bom nível profissional.
Na verdade, a diferença básica entre profissional e amador, é a diferença de formação acadêmica, tempo de trabalho em determinado ramo de atividade, soma das experiências anteriores, disponibilidade em se adaptar e aprender novos conceitos. Resultados conquistados em sua carreira profissional.
Para quem está preocupado em ser um ótimo profissional a dica é simples, se espelhe nos seus pares de sucesso, você é um advogado? Quais são os melhores advogados de seu pais? O que eles tem que você não tem, o que eles sabem que você não sabe? Você é um cozinheiro? Quais os melhores cozinheiros do mundo? Que técnicas eles usam, como foi a formação deles?
Você é um jogador de futebol? Qual a sua posição meio campo? Quais são os melhores da mesma posição que você joga? Como são os treinos deles? Como eles chegaram a este grau de capacidade?
Claro que saber, buscar as informações, não é a parte mais difícil, o difícil vai ser fazer, mas é aí que você entra, ninguém é o melhor por acaso, você pode até ter uma natureza, um biótipo que facilite as coisas, mas só isto não resolve.
Outra coisa, o caminho para a perfeição, o caminho para se tornar um excelente profissional, a sua disposição em buscar este crescimento, mesmo que você não chegue tão longe, vai ter que concordar comigo que você já vai estar melhorando e não é pouca coisa.
Sendo assim, mãos à obra. Suas atitudes, seus resultados, nada a mais, nada a menos que isto.