ATENDIMENTO E ENTENDIMENTO

ATENDIMENTO E ENTENDIMENTO

 

Em se tratando de vendas aqui eu posso assegurar com firmeza termos a formula do sucesso no atendimento.

Nesta equação o vendedor nunca vai pensar apenas no seu atendimento, na sua venda, ele vai o tempo todo entender que está em uma empresa e que o sucesso desta empresa é a garantia do seu salário e da continuidade da empresa que novamente se reverte em seus recebimentos sempre em dia.

Vou fazer uma narrativa de um atendimento que vai facilitar sua compreensão:

Martim acompanhado de sua esposa todos os domingos vai tomar seu café da manhã na mesma padaria.

Seu pedido é praticamente o mesmo e geralmente são atendidos pela mesma garçonete que se chama Lídia.

As vezes a padaria está cheia, Lídia passa por eles e pergunta se é o de sempre, Martim diz que sim ou faz pequenas mudanças para este dia.

Lídia com uma ótima desenvoltura atende com perfeição e o casal gosta de serem atendidos por ela.

Este atendimento da a ela, em um sistema de comissões um salário sempre entre os maiores da padaria, mas se você quer saber, merecidamente, pois ela agiliza o atendimento, não erra os pedidos e me parece ter ótima memoria, característica muito importante para o seu serviço.

Confirmei que o garçom realmente tem seu salário fixo e recebe comissões de acordo com o que produz, os pedidos são anotados e nestas fichas vai o nome do atendente inclusive para o cálculo de sua produtividade.

Outro dia, fato normal, a padaria estava muito cheia e veio outro garçom atender Martim e sua esposa, o casal passou o pedido para ele e perceberam que ele atendia de uma maneira diferente, ele passava por diversas mesas e ia anotando os pedidos, pensando assim estar produzindo muito, afinal o que garante sua comissão é o que você produz a mais ou a menos, no caso dele, pareceria uma ótima produtividade pois ele com este sistema estaria tirando muito mais pedidos que os outros garçons.

Bom, o casal fez o pedido, e aconteceu o que estavam prevendo, o pedido atrasou, o garçom se perdeu, quando trouxe o pedido veio a terceira parte, e o café diferente do que eles tinham pedido, ele se desculpou e foi fazer correção.

Lídia, percebeu e durante os seus atendimentos, passou na mesa do casal  e perguntou qual era o pedido, ela poderia estar preocupada apenas com os clientes que ela estava atendendo e que efetivamente gerariam suas comissões, mas não, ela estava preocupada com o atendimento do lugar que ela trabalha, este lugar que todos os meses paga seu salário com o qual ela faz sua sobrevivência, e claro preocupada com os clientes que frequentam seu local de trabalho, onde na percepção dela, ela poderia ser útil, ajustando o atendimento com defeitos do outro garçom, fazendo as correções, a segunda e terceira parte do café foi ela que trouxe.

Enfim, a casa atendeu bem, Lídia prestativa continua com a preferência do casal, todos os dias que Martim passar por aquela padaria, vai procurar ela discretamente no olhar, que já vai entender, Martim vai dar um sinal que ela sabe se tratar do mesmo pedido, ou outro sinal quando o pedido for diferente.

E assim, Lídia vai seguir recebendo um dos melhores salários da casa, não me surpreendo se qualquer dia destes Martim passar lá para tomar seu café e ser informado que ela foi convidada para trabalhar em outra empresa e seguramente ganhar mais.

Resumo da ópera.

Atenda bem os seus clientes e a casa, pois mesmo onde você não ganha hoje, poderá ganhar a preferência amanhã, ou quando surgir uma oportunidade.

Amigos mortais, nossa vitrine são todas as pessoas que estão no nosso ambiente de trabalho, é aqui que as oportunidades vão aparecer.

Obrigado por sua visita ao blog do Silvão.(silviocalmeto.com)


Deixe um comentário