Carro – compra e manutenção

2.3 – Onde fazer a manutenção do seu carro

Tem alguns comportamentos que podem te ajudar a gastar seu dinheiro de uma maneira mais interessante.

Em primeiro lugar você precisa entender que carros são maquinas, feitas com peças onde cada uma delas tem sua vida útil.

Então depois que você comprou seu carro, não imagine que suas despesas serão apenas com prestações, pois na verdade vai ter manutenção.

Minha sugestão é você atualizar o estado de conservação do seu carro, separe por setores:

Pneus e suspenção em geral, o pneu é de fácil verificação, as demais peças de suspensão já ficam mais escondidas, onde vai precisar da ajuda de um mecânico.

Outro setor pode classificar como Motor e Câmbio, este trabalha geralmente pelo número de quilômetros rodados e maneira que o condutor dirige.

Mais um setor seria o sistema de freios, pode fazer junto com a suspenção se você achar melhor, ou em separado, dependendo do estado geral e tempo de uso dos componentes.

Terminando podemos ter funilaria, pintura e acabamento estético em geral onde podemos incluir bancos e forrações.

Examine seu carro visualmente e já vai ter uma ideia de por onde começar, trabalhe o mais importante, o mais urgente, você não pode andar sem freios, pode andar com um pequeno risco em sua lataria, se o caso for qual fazer primeiro.

Indico a você ter dois pontos de apoio em sua tomada de decisões, no primeiro faça os serviços em intervalos de 10.000 quilômetros, no segundo ponto e que muitas pessoas não se atentam é por quanto tempo você pretende ficar com este carro.

Completando nossos trabalhos, agora vem a escolha da oficina:

Verifique com seus amigos, principalmente aqueles que tem um carro bem conservado, bem cuidado, aquele amigo que você percebe cuidar muito bem do seu carro, pergunte a ele se pode te indicar uma oficina para levar seu carro.

Se ele é tão cuidadoso assim com o próprio carro, seguramente vai te indicar uma boa oficina.

Se não existir este amigo, você vai ter que partir para um visual que lhe traga segurança, então leve seu carro onde você quiser, faça de dois a três orçamentos antes de parar seu carro para a manutenção.

Observe no ambiente da oficina alguns aspectos que vão somar muito e credenciar a oficina em te fazer um bom serviço:

Iluminação – A oficina está bem iluminada, nenhuma lâmpada queimada, paredes claras.

Ferramentas – enquanto fazem a avaliação do seu carro, colocam aparelhos eletrônicos de diagnostico, as ferramentas estão bem dispostas, organizadas e em bom estado?

Recepção – Tem um técnico, ou o próprio dono da oficina, ou um bom mecânico para te recepcionar, fazer o orçamento e explicar para você por que os serviços apontados precisam ser executados?

Ambiente geral – existe espaço suficiente para que os carros não fiquem um atropelando o outro, espaço para os mecânicos transitarem, protegendo assim seu veículo de riscos ou amassados desnecessários?

Nos próximos dias vamos fechar este bloco com a parte 3 – Quanto tempo ficar com seu carro, quando trocar.

Silviocalmeto.com – blog do silvão

 


Deixe um comentário