Aqui praticamente é você entregar na mesma velocidade de seus concorrentes e se possível ser mais rápido que eles.
Depois de efetivada a venda, ou seja, depois que o vendedor clicar ENTER e der origem ao pedido para separação, faturamento e entrega, começa a contar o tempo é diminuir o intervalo de expectativa de seu cliente.
Infelizmente aqui podem haver o que podemos chamar de ruídos de logística.
1 na separação do pedido, é verificada a falta de um item, o separador deixa este pedido de lado, não comunica a ninguém e vai separar outros pedidos, muito mais tarde, alguém vai perceber que não foi separado, não foi faturado e começam as ações de correção.
Infelizmente pode ter se passado muito tempo.
Aqui o que pode ser feito para melhorar isto, é ter um controle na separação dos pedidos com um ou mais responsáveis em controlar e informar de imediato, eventuais ocorrências.
2 no faturamento do pedido, por algum motivo o cliente está bloqueado, do mesmo moto o setor de faturamento, deixa este pedido de lado e segue faturando os outros, também não informado ninguém, e novamente pode ficar muito tempo parado no setor de faturamento, muitas vezes os veículos de entregas por minutos foram liberados e esta mercadoria, infelizmente só vai seguir nos próximos embarques, novamente em prejuízo do cliente , caso o bloqueio da fatura não seja justificado.
Mais uma vez, a orientação é de estreitar a comunicação, todos os clientes são importantes, todas as vendas são importantes, se este fato ocorrer, o responsável do setor precisa avisar de imediato o gerente ou coordenador de vendas que em conjunto ao setor de entregas, vai verificar na mesma hora o que deve ser feito.
3 esquecimento do volume, o veículo de entregas sai com espaço, mas o pedido ficou esquecido na expedição.
Recomendo aqui uma organização visual do setor de expedição.
Se as saídas são por horário, aquele espaço deve ficar vazio após o embarque das mercadorias, caso fique alguma pacote, o gerente ou encarregado precisa ser informado imediatamente, para isto os funcionários envolvidos precisam ter treinamento e ciência da importância de seus trabalhos.
Podemos observar aqui, que na maioria dos casos, os problemas poderiam ser evitados, o que acontece em muitas empresas é simplesmente uma falta de treinamento, onde as pessoas não entendem, ou se fazem de desentendidas, emperram o bom andamento dos pedidos, gerando uma insatisfação dos clientes e algumas vezes até vamos perder o cliente.
A recomendação é de se entrar mais a fundo nos setores e em todo o processo para verificar a existência destes ruídos de logística, ou não, geralmente serão encontrados.
Quando se localizar o defeito, conversar, orientar e preparar as pessoas para que isto não acontece novamente.
Amigo empresário, tenha a consciência que todos seus concorrentes estão trabalhando para melhorar suas operações, seu compromisso segue na mesma linha.
O que é bom neste momento, daqui a pouco pode não ser mais o suficiente.
Muito obrigada por sua visita.